Fonte: http://pt.scribd.com/doc/87038511/PROJETOS-DE-LINGUA-INGLESA
By Victor Kirylko
Gostaria de relatar um projeto sobre música (em inglês) e dança, já
considerando que isto se encontra bem próximo do adolescente e assim é mais
fácil atingi -lo.
Peço que
a classe se divida em grupos, mas o trabalho também pode ser realizado
individualmente. A partir daí, escolhem uma música (da qual também possuam o
CD, a letra e, se possível, a tradução.)
Para que
gravem a pronúncia e a melodia, é recomendado que ouçam a música por diversas
vezes acompanhando-a pela letra; dessa forma, após algumas audições, já devem
procurar cantá-la junto com o CD. Tudo isso, como já disse, repetidamente até
se sentirem seguros. Alguma dúvida de pronúncia pode ser tirada com o
professor.
Passada a
primeira parte de fixação da pronúncia e melodia, o grupo cria uma coreografia
(dança, vestimenta, pintura no rosto, etc.) para a música.
Quanto à
letra da música, se o grupo tiver a tradução, deverá elaborar um cartaz em
papel pardo ilustrando-a com recorte e colagem ou desenhos (cerca de 03 por
estrofe) a partir da mensagem da mesma. Se o aluno não tiver a tradução da
letra, o cartaz será feito ilustrando-se as palavras chaves ali encontradas -
alguns cognatos (palavras semelhantes ao português em som e grafia) e outras
que ele já conhece. Todo este último processo é repetido na sala de
informática: o aluno digita a letra de música e ao lado de cada estrofe coloca
as ilustrações que achar adequadas utilizando-se do recurso
"Clip-art" ou outro disponível no computador.
Agora
toda a sala já está pronta para a atividade. Grupo por grupo, todos são
chamados para a apresentação, quando então cantam e dançam a música que
escolheram, auxiliados pelo CD da mesma, que é colocado em volume baixo apenas
para os alunos se deixarem guiar pelo ritmo. Quem preferir, pode trazer
instrumentos e fazer o acompanhamento por si mesmo. Esta parte é filmada e
depois todos ficam ansiosos para saber de seu desempenho.
Finalmente,
colo todos os cartazes das músicas na parede e vou fazendo a leitura das letras
uma a uma com os alunos. Quando já fixaram a pronúncia, cantamos todos juntos.
O outro
projeto também é com música e dança, só que para crianças, portanto, são
trabalhadas canções tipo folclóricas (Happy birthday, Are you sleeping, Row
your boat, Head and shoulders, Old Mac Donald, Ten little indians, canções com
números, letras, dias da semana e outras).
Como o
conhecimento de vocabulário ainda é pequeno nessa faixa de idade, as canções já
são passadas com a tradução. Assim como no projeto anterior, a partir da
mensagem de cada uma o aluno vai criar algums desenhos no sulfite para
ilustrá-la, com a letra em inglês ao lado.
A
apresentação propriamente dita também funciona a partir da mensagem. O aluno
cria um "teatrinho" para a música que escolheu e vai apresentá-lo
para a classe. Por exemplo, quem escolheu Happy birthday" vai montar uma
festa de aniversário real, pode ser para algum coleguinha de sala que seja o
aniversariante daquele mês. Pesquisa-se o vocabulário em inglês a respeito dos
comes e bebes e utensílios de cozinha necessários e, depois da mesa pronta,
cola-se sobre cada componente da festa um papel com o seu respectivo nome em
inglês (assim o aluno estará em contato com aquela palavra nova durante toda a
festa).
A música
"Head and shoulders", como fala do corpo humano, pode ser apresentada
em forma de ginástica; a música dos números tem o ritmo típico de uma marcha de
soldados e assim ela é representada. Já "Row your boat" fala sobre um
barco navegando num riacho, então os alunos fazem uma fila, cada um colocando
as mãos nos ombros do colega da frente e "navegando" pela sala (o
riacho) como se fossem um barco. A música "Ten little indians", o
nome já diz, fala sobre uma tribo. Um aluno fica no meio representando o "homem
branco" que foi preso e os outros ficam dançando e cantando a música ao
seu redor, todos vestidos de índio, e assim por diante.
VOLLEYBALL , RAP E O VERBO "TO BE"
Outro
projeto é sobre o amado e odiado verbo "to be".
Depois de
praticar em aula as apresentações com o verbo "to be, vamos para a quadra
"jogar vôlei com o verbo to be". Reuno a classe, digo que vamos fazer
a escalação do verbo "to be" e vou perguntando quem é o capitão (o
primeiro na conjugação) e em seguida peço a continuação do "time".
Divido os alunos em três grupos, falo que vamos jogar vôlei, só que ao
arremessar a bola um para o outro, cada um que a recebe deve falar a conjugação
do verbo "to be" na continuação correta.
Com
relação à parte escrita, durante o ano os alunos vão fazendo vários trabalhos
de recorte e colagem ou desenhos construindo frases com o verbo "to
be".
Neste
momento, quando todos já fixaram a conjugação corretamente, fazemos o concurso
do "rap do to be": cria-se uma letra de música estilo "rap"
(ou outro, se preferirem) em cima da conjugação, com direito a rima e tudo o
mais. Para provar que é uma atividade fácil, primeiro o professor cria a sua e
canta para eles.. Ela é escrita em papel pardo e o último passo é apresentá-la
para a sala, com o grupo cantando e dançando.
Olá, tudo bem? Gostei dos projetos. Precisamos pensar em algo diferente para atrair a nossa clientela.kkkk bjs
ResponderExcluirvisite o meu blog:
teacherflaviatwo.blogspot.com.br
Olá Flavia,
ResponderExcluirRealmente, temos nos "virar nos 30" para atrair nossos alunos. Por isso que é importante compartilharmos nossas experiências. Pode deixar que vou visitá-la em seu blog. Continuamos a trocar ideias diferentes. É sempre muito útil.
Abraços,
Joyce