quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mini-projetos_Inglês

Esses projetos são bem simples e podem ser adaptados para qualquer série. Aproveitem o recesso para prepará-lo e aperfeiçoá-lo. É isso que vou fazer. Depois partilho os resultados...

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/87038511/PROJETOS-DE-LINGUA-INGLESA
By Victor Kirylko

LÍNGUA INGLESA X MÚSICA E DANÇA

 Gostaria de relatar um projeto sobre música (em inglês) e dança, já considerando que isto se encontra bem próximo do adolescente e assim é mais fácil atingi -lo.
Peço que a classe se divida em grupos, mas o trabalho também pode ser realizado individualmente. A partir daí, escolhem uma música (da qual também possuam o CD, a letra e, se possível, a tradução.)

Para que gravem a pronúncia e a melodia, é recomendado que ouçam a música por diversas vezes acompanhando-a pela letra; dessa forma, após algumas audições, já devem procurar cantá-la junto com o CD. Tudo isso, como já disse, repetidamente até se sentirem seguros. Alguma dúvida de pronúncia pode ser tirada com o professor.
Passada a primeira parte de fixação da pronúncia e melodia, o grupo cria uma coreografia (dança, vestimenta, pintura no rosto, etc.) para a música.

Quanto à letra da música, se o grupo tiver a tradução, deverá elaborar um cartaz em papel pardo ilustrando-a com recorte e colagem ou desenhos (cerca de 03 por estrofe) a partir da mensagem da mesma. Se o aluno não tiver a tradução da letra, o cartaz será feito ilustrando-se as palavras chaves ali encontradas - alguns cognatos (palavras semelhantes ao português em som e grafia) e outras que ele já conhece. Todo este último processo é repetido na sala de informática: o aluno digita a letra de música e ao lado de cada estrofe coloca as ilustrações que achar adequadas utilizando-se do recurso "Clip-art" ou outro disponível no computador.
Agora toda a sala já está pronta para a atividade. Grupo por grupo, todos são chamados para a apresentação, quando então cantam e dançam a música que escolheram, auxiliados pelo CD da mesma, que é colocado em volume baixo apenas para os alunos se deixarem guiar pelo ritmo. Quem preferir, pode trazer instrumentos e fazer o acompanhamento por si mesmo. Esta parte é filmada e depois todos ficam ansiosos para saber de seu desempenho.

Finalmente, colo todos os cartazes das músicas na parede e vou fazendo a leitura das letras uma a uma com os alunos. Quando já fixaram a pronúncia, cantamos todos juntos.

MÚSICA E DANÇA PARA CRIANÇAS

O outro projeto também é com música e dança, só que para crianças, portanto, são trabalhadas canções tipo folclóricas (Happy birthday, Are you sleeping, Row your boat, Head and shoulders, Old Mac Donald, Ten little indians, canções com números, letras, dias da semana e outras).
Como o conhecimento de vocabulário ainda é pequeno nessa faixa de idade, as canções já são passadas com a tradução. Assim como no projeto anterior, a partir da mensagem de cada uma o aluno vai criar algums desenhos no sulfite para ilustrá-la, com a letra em inglês ao lado.

A apresentação propriamente dita também funciona a partir da mensagem. O aluno cria um "teatrinho" para a música que escolheu e vai apresentá-lo para a classe. Por exemplo, quem escolheu Happy birthday" vai montar uma festa de aniversário real, pode ser para algum coleguinha de sala que seja o aniversariante daquele mês. Pesquisa-se o vocabulário em inglês a respeito dos comes e bebes e utensílios de cozinha necessários e, depois da mesa pronta, cola-se sobre cada componente da festa um papel com o seu respectivo nome em inglês (assim o aluno estará em contato com aquela palavra nova durante toda a festa).
A música "Head and shoulders", como fala do corpo humano, pode ser apresentada em forma de ginástica; a música dos números tem o ritmo típico de uma marcha de soldados e assim ela é representada. Já "Row your boat" fala sobre um barco navegando num riacho, então os alunos fazem uma fila, cada um colocando as mãos nos ombros do colega da frente e "navegando" pela sala (o riacho) como se fossem um barco. A música "Ten little indians", o nome já diz, fala sobre uma tribo. Um aluno fica no meio representando o "homem branco" que foi preso e os outros ficam dançando e cantando a música ao seu redor, todos vestidos de índio, e assim por diante.

 

VOLLEYBALL , RAP E O VERBO "TO BE"
Outro projeto é sobre o amado e odiado verbo "to be".
Depois de praticar em aula as apresentações com o verbo "to be, vamos para a quadra "jogar vôlei com o verbo to be". Reuno a classe, digo que vamos fazer a escalação do verbo "to be" e vou perguntando quem é o capitão (o primeiro na conjugação) e em seguida peço a continuação do "time". Divido os alunos em três grupos, falo que vamos jogar vôlei, só que ao arremessar a bola um para o outro, cada um que a recebe deve falar a conjugação do verbo "to be" na continuação correta.
Com relação à parte escrita, durante o ano os alunos vão fazendo vários trabalhos de recorte e colagem ou desenhos construindo frases com o verbo "to be".
Neste momento, quando todos já fixaram a conjugação corretamente, fazemos o concurso do "rap do to be": cria-se uma letra de música estilo "rap" (ou outro, se preferirem) em cima da conjugação, com direito a rima e tudo o mais. Para provar que é uma atividade fácil, primeiro o professor cria a sua e canta para eles.. Ela é escrita em papel pardo e o último passo é apresentá-la para a sala, com o grupo cantando e dançando.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostei dos projetos. Precisamos pensar em algo diferente para atrair a nossa clientela.kkkk bjs


    visite o meu blog:
    teacherflaviatwo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Flavia,

    Realmente, temos nos "virar nos 30" para atrair nossos alunos. Por isso que é importante compartilharmos nossas experiências. Pode deixar que vou visitá-la em seu blog. Continuamos a trocar ideias diferentes. É sempre muito útil.
    Abraços,
    Joyce

    ResponderExcluir