terça-feira, 19 de junho de 2012

Dinâmicas simples para o dia-a-dia

Gostaria de partilhar com vocês algumas atividades simples que uso no dia-a-dia, em fins ou começo de aulas.

                                                         MÚSICA SEMPRE

Com as crianças do Fundamental 1, sempre inicio a aula com uma música. Então inicio a aula contando uma história, com desenhos na lousa, ou cartazes, ou fantoches, procuro variar. Gosto de usar músicas e vídeos de músicas também, quando não encontro, invento, busco uma melodia conhecida ou não e crio uma musiquinha para gravar o conteúdo. As palavras ficam contextualizadas, eles amam!!!

No Fundamental 2, no início do ano, divido a sala em grupos e 1 vez a cada 15 dias, ou por semana, dependendo da disponibilidade de tempo, os grupos trazem uma música do interesse deles, desde que não haja besteiras ou palavras muito pesadas, é claro.  Então eles preparam uma atividade com a música. É claro que no primeiramente, eu levo algumas músicas, faços atividades variadas que encontrei no site de música que já sugeri ( http://www.musicalenglishlessons.org/ para que eles vejam como trabalhar com  música. Mas eles surpreendem, alguns criam atividades bem legais. Esses dias, um grupo da 8ª série, levou a música "Firework", da Katy Perry. Eles entregaram a letra em inglês para os demais grupos, passaram um vídeoclip e depois pediram para os alunos escreverem o que entenderam da música pelas palavras cognatas ou conhecidas e o clip. Foi muito legal! Os alunos conectaram o conhecimento da música à imagem. O próximo grupo está preparando uma palavra cruzada com palavras da música, depois conto como foi. Essa atividade vai se desenrolando no decorrer do ano. Avalio tanto os alunos pertencentes ao grupo que está apresentando a música, como a participação dos demais. Tem surgido ótimos resultados nas aulas.

    RESPONDENDO A CHAMADA DE MODO INTERATIVO
Para fazer chamada, às vezes peço para eles responderem com alguma palavra referente ao assunto q estamos estudando, por exemplo, se o assunto é "animals", quando chamo pelo número, eles respondem: cat, o outro, dog, e assim por diante. Só pode repetir, depois que já foram todos os animais que aprenderam, eles se ajudam, é bem interativo. Isso pode ser usado em qualquer série.

                                                      CAÇA-PALAVRAS RELÂMPADO

Sabe aquele finalzinho de aula, ou após a prova, quando não dá para começar um novo conteúdo e os alunos já estão cansados   Então, costumo jogar uma palavra na lousa, na diagonal e os alunos devem escrever palavras em inglês que contenham as letras dessa palavra, em forma de caça-palavras. Pode ser dentro de um assunto, ou não.  Por exemplo, o assunto países, então faço uma tabelinha com a palavra ENGLAND na diagonal.

E
                                                            N
                                                                  G
                                                                        L
                                                                              A
                                                                                    N
                                                                                          D
Assim, os alunos devem escrever palavras que iniciem com E, que tenham N, G... no meio, termine com D, e assim por diante. O primeiro a terminar, diz stop.

                                                       BINGO
Bingos de números, palavras, verbos, adjetivos, também são bem vindos em qualquer série. O difícil é arrumar prêmio... Mas estou fazendo uns marca páginas, colando em EVA ou papel cartão para algumas séries, eles estão gostando.
Com os verbos também costumo fazer cartões com verbos no infinitivo, no passado e a tradução. Então distribuo entre os alunos e um começa dizendo o que tem nas mãos, por exemplo, ele diz TO EAT,  quem está com a tradução logo diz: COMER, o aluno que estiver com a forma no passado, tem que dizer: ATE. Assim, eles aprendem e interagem. Depois vou variando as formas.

                            CHAMANDO O COLEGA PELO NÚMERO.
Uma atividade legal para trabalhar com número que não agita muito os alunos, e isso é bom, é sentá-los em roda onde cada um é um número, pode começar de qual número quiser. Deixa-se um espaço vazio à direita de um aluno, este tem que chamar um número para sentar ao seu lado, o aluno que corresponde a esse número deve sair de seu lugar e sentar ao lado do colega que o chamou. Então quem fica com a direita vazia, chama outro número, e assim por diante. Até a 6ª, início da 7ª série eles se interessam bem, querem ser chamados a todo momento, reclamam se não foram chamados, então é legal. Depois dessa idade, é mais complicado, não se interessam muito por atividades mais paradas.

 Hoje, fica por aqui, depois eu lembro de mais e compartilho!

Good class! Have fun!

5 comentários: